6 de maio de 2011

A EVANGELIZAÇÃO E O DÍZIMO

Por Pe. Demétrio (Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo)

Nos últimos meses, um grande ardor missionário emergiu em todas as paróquias da Diocese de Guarabira graças ao novo modo de enxergar a Pastoral do Dízimo. Todas as Paróquias foram convidadas a acolher os Missionários da PRO-IDE que passaram semeando uma nova perspectiva do Dízimo.
O Dízimo até então era visto como um dos vários meios de captação de recursos; não estávamos suficientemente convictos de sua importância na vida de nossas comunidades. Por isso era comum promovermos também festas com o objetivo de viabilizar a Evangelização, deste modo, se multiplicavam as quermesses, os pavilhões, leilões, bingos, serestas, etc.
Através dos momentos formativos proporcionados pelos missionários da PRO-IDE, aos poucos fomos compreendendo que nem todas as formas de captação de recursos são dignas para evangelização. Percebemos também, que o dízimo, poderia se tornar um pretexto para visitar as pessoas, e desse modo, demos início a formação de missionários do dízimo, que foram enviados dois a dois (como o próprio Jesus já havia feito) com a incumbência de visitar ao menos uma vez por mês, não somente os dizimistas, mas todos os fiéis católicos.
Diante desta realidade poderíamos nos perguntar: por que só agora a Igreja está despertando para motivar-nos à prática do Dízimo? A resposta é simples: para Igreja Católica o que está em primeiro lugar é a evangelização e não o Dízimo. É comum encontrarmos igrejas fazendo do dízimo quase que um rito de iniciação da fé, de modo que, para se fazer parte de tais igrejas é necessário em primeiro lugar tornar-se dizimista. A Igreja desde muito cedo compreendeu que a Evangelização precede o dízimo, ou seja, o dízimo é fruto da ação evangelizadora.
Para nós católicos o dízimo nasce do anúncio do amor de Deus e das maravilhas já realizadas por Ele na nossa história de vida. Brota de nossos corações como gratidão. Não nos tornamos dizimistas para exigir algo de Deus ou da Igreja. O dízimo não é uma forma mágica para se conseguir um emprego ou se dar bem na vida enriquecendo da noite para o dia, ou ainda, ficar curado de uma enfermidade física. Esta atitude nasce da descoberta da bondade de Deus para conosco.

Um comentário:

ivenildo disse...

É muito legal ser dizimista eu não tinha esta visão antes até que minha esposa mim convidou pra sermos dizimista e tudo em nossa casa se transformou deus cada vez tá nos ajudando e cada vez mais sinto-me feliz
visite meu blog tambem
seligapiloes.blogspot.com